Em Nampula
- Das 59 variedades, somente cinco são favoráveis a produção
A identificação efectiva da cultura de mandioca tolerante à podridão radicular só poderá acontecer daqui a cinco anos, segundo estudos que estão a ser efectuados por técnicos do Instituto Nacional de Investigação Agronómico em Nampula (INIA).
Entretanto, foram identificados cerca de 59 variedades de mandioca, das quais apenas cinco são propícias para a produção e consumo, conquanto sejam vulneráveis ao fenómeno.
Porém, aquela instituição dispõe actualmente de uma área de 25 hectares daquela cultura com vista a prosseguir com o processo de investigação.
Albino Mutaca, um dos técnicos do (INIA), que revelou a informação ao Wamphula Fax disse que algumas das variedades de mandioca identificadas já estão em distribuição desde o ano de 2002, nas comunidades tidas como as mais vulneráveis ao fenómeno, sobretudo dos distritos costeiros deste ponto do país.
De acordo ainda com a fonte, para além do campo de experimentação e multiplicação da cidade de Nampula, o INIA detém outros campos localizados nos distritos de Murrupula, Memba, Nacala-a-velha, Mogincual, num projecto financiado pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Estas variedades são utilizadas como alternativa para os camponeses, mas não são consideradas tolerantes. Observou Mutaca
O INIA em Nampula tem ainda, campos de experimentação de várias culturas com vista à identificação de variedades que propiciem aos camponeses o aumento da produtividade.
WAMPHULA FAX – 10.06.2005