A companhia aérea moçambicana LAM estabeleceu um acordo de partilha de voos com a TAP para os clientes que desejam viajar em classe executiva, confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial da transportadora portuguesa.
A parceria entra em vigor a 1 de Julho, adiantou a fonte da companhia de bandeira.
A revista Presstur, no site de Internet, noticiou hoje que os clientes da classe executiva da LAM passam a viajar nos aviões da TAP, citando o delegado da transportadora em Portugal, Cândido Munguambe.
O acordo com a TAP surge depois da companhia moçambicana ter começado, em Abril, uma operação em code-share (partilha de voos), entre Lisboa e Maputo, com a Air Luxor, que continua a operar a rota para clientes de classe económica.
Fonte oficial da Air Luxor explicou à agência Lusa que na origem das alterações está a redistribuição da frota da transportadora portuguesa, que passou a operar a rota com o mesmo tipo de avião mas equipado apenas com lugares de classe económica.
Em vez do A330 com 42 lugares em classe executiva com que iniciou a operação, a Air Luxor passou a voar de e para Maputo com um A330 com mais 100 lugares em classe económica.
A fonte da transportadora do grupo Mirpuri explicou, no entanto, que "o conforto dos lugares em económica neste avião é igual ao do avião anterior".
A Air Luxor defende ainda que um avião apenas com classe económica é "mais adequado ao perfil da rota", estando a companhia aérea "apostada em desenvolver Moçambique como um destino turístico".
A fonte adianta que para este Verão, os aviões têm a capacidade preenchida.
O A330, que voava inicialmente para Moçambique, está a efectuar uma operação especial na Austrália, acrescentou a fonte.
Até ao momento não foi possível contactar a Linhas Aéreas de Moçambique.
A LAM tem um voo por semana, em parceria com a Air Luxor, enquanto a TAP faz a ligação à capital moçambicana, três vezes por semana.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 29.06.2005