Ministro do Turismo anuncia
Moçambique prepara a revisão da política de concessão de vistos de forma a atrair mais turistas, disse ao EXPRESSO África o ministro moçambicano do Turismo, Fernando Sumbana Júnior. EXPRESSO ÁFRICA - 20.06.2005
Actualmente, os turistas podem adquirir os vistos de entrada em Moçambique à chegada ao aeroporto internacional de Maputo, bem como nos principais postos fronteiriços terrestres, nomeadamente, em Ressano Garcia.
«Estamos a trabalhar com a SADC [Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral] para a criação de um visto tipo Schengen, que permitirá aos visitantes estrangeiros circular por todo o espaço da comunidade com a mesma autorização», precisou Sumbana.
Na semana passada, os Estados membros da SADC decidiram adoptar um visto comum para as centenas de milhares de visitantes esperados durante o Campeonato Mundial de Futebol de 2010, que será organizado pela África do Sul.
O processo de criação do visto padrão será financiado pela Bélgica.
Os países que aprovaram a decisão são África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Swazilândia e Zimbabwe.
Segundo o ministro do Turismo, Moçambique têm também o projecto de «conceder facilidades especiais para os países que são os principais emissores de turistas» para a África Austral, nomeadamente Portugal e outros países europeus, Estados Unidos e Japão.
Os mercados português e dos países de língua portuguesa são uma das apostas estratégicas para o desenvolvimento do turismo, uma das prioridades do programa do novo Governo para a criação de empregos e a luta contra a pobreza.