O partido maioritário de São Tomé e Príncipe indicou hoje o nome de Maria do Carmo Silveira, governadora do Banco Central, para chefe do governo, no seguimento da demissão do anterior primeiro-ministro, Damião Vaz de Almeida.
O presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), Guilherme Posser da Costa, disse que a candidatura de da economista Maria de Carmo Silveira foi esta manhã entregue ao Presidente da República, Fradique de Menezes, que tomará a decisão final.
Na quinta-feira passada, Damião Vaz de Almeida apresentou a demissão do cargo de primeiro-ministro, que foi aceite pelo chefe de Estado, que convidou o partido maioritário a indicar um nome no sentido de se formar um novo governo.
Inicialmente, o MLSTP-PSD pretendia a realização de eleições antecipadas.
Além da alegada falta de solidariedade do Presidente da República para com o governo, face a uma greve geral da função pública, a demissão de Damião Vaz de Almeida teve também a ver com divergências no âmbito de um processo de adjudicação de blocos de petróleo numa zona de exploração comum com a Nigéria. Em funções desde meados de Setembro de 2004, o governo de Damião Vaz de Almeida surgiu na base de um pacto parlamentar entre o MLSTP-PSD e a Acção Democrática Independente, ADI.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 06.06.2005