O presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Meneses, nomeou o novo Governo chefiado pela primeira- ministra Maria do Carmo Silveira, em substituição do executivo de Damião de Almeida, informou um porta-voz da presidência.
A nomeação do X Executivo Constitucional do arquipélago foi tornada pública através de um decreto presidencial lido pelo assessor do presidente da República para o sector da imprensa, Adelino Lucas.
Dez ministros e uma secretaria de Estado compõem a nova estrutura governamental, na qual a nova primeira-ministra, Maria do Carmo Silveira, acumula as funções de ministra de Plano e Finanças.
Sustentado pelo partido maioritário, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), o governo de Maria do Carmo conta com seis ministros do executivo de Damião Vaz de Almeida, que se demitiu há uma semana por desentendimentos com o presidente Fradique de Meneses.
Além de uma alegada polémica no processo de adjudicação de blocos de petróleo, a demissão de Damião Vaz de Almeida deveu-se também a uma greve geral na Função Pública, que constituirá naturalmente a primeira missão da nova chefe de governo, Maria do Carmo, ex-governadora do Banco Central de São Tomé.
É a primeira vez que o MLSTP - PSD governa sozinho desde que ganhou as legislativas em Março de 2002, depois da queda de quatro governos formados conjuntamente com outras forças políticas, sendo o último, de Damião de Almeida, em coligação com a Acção Democrática Independente (ADI), que detinha quatro ministérios.
Composição do Governo
Primeira-Ministra - Maria do Carmo Silveira
Ministra do Plano e Finanças - Maria do Carmo Silveira
Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, Administração Territorial, Juventude, Mulher e Família - José Viegas
Ministro da Defesa e Ordem Interna - Óscar Sousa Ministro
Dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades - Ovídio Pequeno
Ministro da Economia, Comércio, Indústria, Turismo, Agricultura e Pescas - Gaudêncio Costa
Ministro do Ambiente, Infra-estruturas, Recursos Naturais - Deolindo Costa
Ministro da Educação, Cultura e Desporto - Jorge Lopes Ministro
Da Saúde - Eduardo Neto
Ministra da Justiça e Assuntos Parlamentares - Elsa Pinto
Ministro do Trabalho, Emprego e Solidariedade - Fernando Maquengo
Secretária de Estado da Administração Pública e Comunicação Social - Célia Possa.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 09.06.2005