Londres: Negócios sob suspeita
É mais uma situação embaraçosa para a família real britânica. Alguns políticos exigiram que o pai da namorada do príncipe Harry seja banido do Reino Unido, na sequência de alegadas ligações ao alegado corrupto regime de Robert Mugabe, presidente do Zimbabué.De acordo com o ‘Sunday Express’, foram já vários os pedidos para que Charles Davy, pai da namorada de Harry, Chelsy, seja colocado numa lista de 95 cidadãos do Zimbabué que a União Europeia (UE) deverá proibir a entrada em território europeu.
O abastado empresário de safaris, natural do Zimbabué, ‘incendiou’ os ânimos ao admitir que desfruta de uma parceria com Webster Shamu, ministro do gabinete do presidente Mugabe. Charles Davy assegurou que a sua parceria é legítima, garantindo que nada o liga a quaisquer atrocidades levadas a cabo pelo regime do presidente do Zimbabué.
No entanto, a parceria que o pai de Chelsy mantém com aquele membro do partido governamental Zanu-PF significa, para muitos, que o empresário está a sustentar o regime do Zimbabué e justifica a sua inclusão na referida lista da UE. O deputado trabalhista Derek Wyatt, presidente da comissão de trabalho sobre o Zimbabwe, pediu mesmo que sejam aplicadas sanções internacionais a Davy. “Quem quer que mantenha negócios com seguidores de Mugabe deverá estar incluído no boicote. É um Estado corrupto. A União Europeia deverá banir Davy”, afirmou.
A situação está a gerar desconforto no palácio de Buckingham, onde têm sido efectuados esforços para manter Harry afastado da polémica. Recorde-se que Chelsy Davy, de 19 anos, estudante universitária, mantém há nove meses um escaldante namoro com o filho mais novo de Carlos e Diana, o irreverente príncipe Harry.Paulo Madeira - CORREIO DA MANHÃ - 13.06.2005