O presidente moçambicano, Armando Guebuza, será recebido na próxima segunda-feira, juntamente com outros três chefes de Estado africanos, pelo seu homólogo norte-americano, George W. Bush, anunciou hoje fonte da Presidência da República moçambicana.
As conversações entre Bush e os chefes de Estado africanos, em Washington, deve-se ao facto de "nestes países o processo democrático ter decorrido de forma exemplar", disse à Lusa a porta-voz da Presidência da República moçambicana, Marlene Magaia.
Os outros três presidentes africanos que se encontrarão com Bush são os do Gana, John Kufour, da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, e do Níger, Mamadou Tanja.
No encontro, serão discutidos assuntos relacionados com o comércio, desenvolvimento económico e SIDA e bem assim assuntos constantes da agenda da próxima cimeira sobre a democracia e conflitos regionais em África, a decorrer em Washington.
O presidente norte-americano deverá sublinhar o compromisso do seu país no apoio às reformas democráticas em África.
Além das conversações com Bush, à margem da cimeira sobre a democracia e conflitos regionais em África, Armando Guebuza manterá encontros bilaterais com outros dirigentes norte-americanos, assinalou ainda Marlene Magaia, sem adiantar pormenores.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 09.06.2005