- LAM e Air Corridor extinguem tarifas promocionais
As linhas Aéreas de Moçambique e a Air Corridor, duas das principais operadoras de carreiras domesticas no país, extinguiram no início do corrente mês de Junho algumas tarifas promocionais que vinham efectuado desde sensivelmente o mês de Setembro do ano passado determinando o encarecimento das passagens.
A título de exemplo, actualmente o bilhete mais barato no percurso Nampula – Maputo custa cerca de 2.800.000,00 meticais nas LAM e pouco menos de 2.300.000,00 meticais na Air Corridor. Até Maio último, era possível o mesmo percurso voar pelas duas companhias com cerca de 1.500.000,00 Mt. As tarifas promocionais extintas abrangem todas outras rotas para onde estas companhias operam nomeadamente Nampula-Beira, Nampula-Pemba, Nampula-Quelimane e vice versa. As LAM haviam anunciado que as tarifas promocionais mais baratas estavam relacionadas com as comemorações dos seus 25 anos de existência e terminavam em 31 de Maio passado.
A Air Corridor apresenta como argumento do “banimento” das tarifas em causa a actual subida do dólar em relação ao metical, aliada à recente subida dos preços de combustíveis no país que afectou igualmente o jet para os aviões.
O fluxo de passageiros diz-se também ter reduzido nos últimos meses, embora se espere para breve o aumento devido as ferias escolares que se avizinham. Fonte de uma das companhias disse ao Wamphula Fax que não se trata de qualquer acordo entre as duas companhias para operacionalizar os custos.
Recorde-se que os preços das passagens aéreas no país baixaram significativamente desde que em Agosto passado passaram a operar duas companhias.
Recentemente o preço de uma viajem de autocarro de Nampula a Maputo custa 1.250.000,00 Mt.
WAMPHULA FAX – 10.06.2005