O Fórum para a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, sedeado em Macau, poderá realizar um encontro em Lisboa no início do próximo ano, afirmou ontem o secretário-geral adjunto da entidade
Wang Cheng An falava à margem de um colóquio sobre comunicação social que decorreu em Pequim e Macau entre 3 e 18 de Julho e em que participaram representantes do sector dos vários países envolvidos no fórum.
Wang Cheng An disse a agência Lusa ver com agrado todas as iniciativas que possam ser realizadas nos países membros do fórum, lembrando que Angola já foi palco de uma reunião de empresários.
A realização de um encontro em Lisboa, apadrinhada pelos representantes de Portugal no fórum no sentido de impulsionar o papel do país na organização, será discutida na próxima reunião da entidade, a realizar em Outubro em Macau, adiantou o responsável.
O encontro em Lisboa teria como objectivo primordial discutir o futuro do fórum e o seu papel no incentivo da cooperação económica e comercial entre a China e Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, Timor Leste e Brasil, adiantou o secretário-geral adjunto.
O Fórum foi constituído em 2003 por iniciativa do Governo Central da República Popular da China e realizou a sua primeira conferência ministerial em Outubro desse ano, reunindo os ministros das áreas económica e comercial da China e dos sete países de língua portuguesa.
Desde a criação do secretariado permanente do Fórum, em Abril de 2004, foram organizados diversos eventos, entre os quais cursos de formação e colóquios, feiras e sessões de apresentação sobre as oportunidades de investimento nos países de língua portuguesa.
JORNAL TRIBUNA DE MACAU - 20.07.2005