Num esforço que visa o fortalecimento da governação local em Moçambique, 7 presidentes dos Conselhos Municipais da Matola, Vilanculos, Chimoio, Gurué, Monapo Beira e Nacala, estão desde a semana passada de visita aos Estados Unidos da América. Trata-se de um programa organizado pela USAID, Agência Para o Desenvolvimento Internacional, e que se enquadra na missão americana de «ajudar Moçambique a desenvolver e reforçar a governação ao nível local, provincial, principalmente nos municípios». O oficial das Relações Públicas na Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo, Gregory L. Garland, disse num contacto com o
que a deslocação daqueles presidentes dos municípios moçambicanos reflecte a colaboração que existe entre os Governos da República de Moçambique e dos Estados Unidos da América.
Gregory Garland realçou que um aspecto crítico do programa em curso, é a capacitação que pode tomar várias formas.
«Uma forma chave, é conseguir uma prespectiva internacional. As tarefas dos municípios são locais, mas uma prespectiva internacional na governação local é fundamental principalmente no que toca a troca de experiências e contactos com municípios de outros país» defendeu o Oficial das Relações Públicas na Embaixada Americana em Maputo.
Garland, acrescentou que, o que se pretende, é que os presidentes dos municípios referidos, tenham uma visão geral da governação local nos Estados Unidos da América. «É um programa de intercâmbio cultural» indicou.
Além de visitar vários Estados americanos, o programa com a duração de 3 semanas, inclui uma visita a comunidade indígina americana (índios americanos) e vários encontros com representantes dos municípios americanos, OGN’s que lidam com a governação local e outras entidades ligadas aos governos federais. Os presidentes dos municípios moçambicanos que se encontram de visita aos EUA, são nomeadamente, Carlos Filipe Tembe (Matola), Sulemane Amugy (Vilanculos), Alberto Manuel Sarande (Chimoio), João Bernardo, (Guruè), Daniel Bento (Monapo), Deviz Mbepo Simango (Beira), Manuel José Santos (Nacala).
Estes dois últimos presidentes, eleitos pela coligação Renamo-União Eleitoral e os restantes pelo partido Frelimo.JOSÉ CHITULA - IMPARCIAL - 13.07.2005