PORTUGAL SA
"Portugal SA", filme de Ruy Guerra, foi seleccionado para o 26º Festival Internacional de Cinema de Moscovo, na Rússia, que arranca sexta-feira, revelou a produtora MGN Filmes.
O filme, produzido por Tino Navarro, integra a competição oficial do certame, ao lado de 16 outras longas-metragens, e assinala a única participação de uma produtora portuguesa no festival.
"Portugal SA", estreado em Portugal em Janeiro, é uma metáfora satírica sobre um país "onde tudo se compra e tudo se vende" e que dá a conhecer um outro lado da sociedade portuguesa e os bastidores da vida política nacional.
O elenco conta com as participações de Diogo Infante, Ana Bustorff, Cristina Câmara, Maria do Céu Guerra, Henrique Viana, Luís Madureira, João Vaz, João Reis e Cristina Carvalhal.
Ruy Guerra (1931), natural de Moçambique, está ligado desde há muitos anos ao cinema brasileiro, designadamente o Cinema Novo da década 1960, tendo realizado filmes como "Os Cafajestes" (1963), "Fábula da Bela Palomera" (1987), bem como "Ópera do Malandro" (1985) e "Estorvo" (2000), a partir de obras de Chico Buarque.
Também em 2000 realizou o telefilme "Monsanto", exibido na SIC.
JORNAL DE NOTÍCIAS - 15.06.2004