A Sojogos, que detém o exclusivo de apostas mútuas em Moçambique, lançou sexta-feira um novo bilhete de lotaria especial, com um prémio de 34 milhões de euros, iniciativa que será precedida da reintrodução do totoloto no país.
A Associação Gestora de Jogos Sociais, controlada maioritariamente pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, vai introduzir igualmente o totobola, no próximo dia 20 de Agosto. Este jogo vai basear-se no campeonato português, prevendo-se incluir no calendário jogos das competições de futebol de Moçambique, disse hoje à Agência Lusa o responsável da Sojogos, Francisco Avillez.
Além da lotaria e totobola, que já se comercializam em Moçambique, a Sojogos adjudicou a título exclusivo a exploração e gestão de vários jogos de diversão social em Moçambique.
Em 2003, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa participou com cerca de 300 mil euros na criação da Sojogos, que conta com 10 instituições de solidariedade moçambicana, entre elas as fundações Lurdes Mutola, da campeã mundial e Olímpica dos 800 metros, e Graça Machel, viúva de Samora Machel, primeiro presidente moçambicano, e actual mulher de Nelson Mandela.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 30.07.2005