Nove milhões de crianças moçambicanas, entre os 0 e os 14 anos de idade, o correspondente a 45 por cento da população do país, serão vacinadas a partir de segunda-feira contra o sarampo, anunciou hoje o Governo.
As cerimónias centrais do lançamento da campanha serão presididas pela vice-ministra da Saúde de Moçambique, Aida Libombo, em Nampula, num acto que irá decorrer simultaneamente em Niassa e Cabo Delgado, todas províncias do norte do país.
O programa está orçado em cerca de cinco milhões de euros e deverá integrar igualmente imunização contra a poliomielite e a suplementação da vitamina "A".
Segundo o calendário do Ministério da Saúde de Moçambique, as actividades no norte de Moçambique irão decorrer até dia 06 de Agosto, enquanto nas zonas centro e sul do país serão entre 15 de Agosto e 10 de Setembro próximo.
Segundo as autoridades moçambicanas, a vacinação contra o sarampo vai abranger crianças dos 9 meses aos 14 anos de idade, enquanto a imunização contra a poliomielite irá contemplar o grupo etário dos zero aos cinco anos.
A suplementação da vitamina compreenderá crianças dos seis meses aos cinco anos de idade.
O director nacional adjunto da Saúde de Moçambique, Martinho Djedje, assegurou hoje à Lusa terem sido constituídas equipas que vão estar envolvidas na operação, sublinhando que também já foram mobilizados meios necessários para o trabalho, nomeadamente viaturas e embarcações.
A cerimónia vai contar com a presença dos representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Maputo.
A última campanha de vacinação contra o sarampo em Moçambique realizou-se em 1999 e cobriu crianças entre os nove meses e os cinco anos de idade.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 31.07.2005