O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal vai disponibilizar 1,4 milhões de euros para projectos de protecção e reinserção social em Moçambique, no ano de 2006.
O apoio foi hoje anunciado em Maputo pela directora geral do Gabinete para a Cooperação no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal, Maria Lucília da Costa Figueira, na assinatura do respectivo acordo, com o director nacional da cooperação no Ministério da Mulher e da Acção Social moçambicano, António Costa.
A verba destina-se ao financiamento das actividades do Infantário da Matola, na província de Maputo, sul de Moçambique, do Centro Juvenil Madre Maria Clara, em Gurué, província da Zambézia, centro do país, e do Instituto de Deficientes Visuais, na capital da província de Sofala, também no centro do país.
O financiamento destina-se também a um centro de acolhimento de crianças órfãos ou abandonadas nos arredores da capital moçambicana e ao reforço institucional do Ministério da Mulher e da Acção Social de Moçambique.
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal, José Vieira da Silva, que visita Moçambique e assistiu à assinatura do acordo, afirmou que este "prolonga e consolida os bons resultados alcançados na cooperação entre Moçambique e Portugal no domínio da protecção e reinserção social".
Por seu turno, a ministra da Mulher e da Acção Social de Moçambique, Virgília Matabele, referiu-se ao "grande impacto" do apoio português na área social, frisando que tem permitido "a melhoria das condições de vida de pessoas com estatuto social frágil".
A assinatura do acordo marcou o fim da visita oficial de quatro dias do ministro Vieira da Silva a Moçambique.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 13.07.2005