Amigos
É muito espantoso como as poucas palavras de uma pessoa mudaram o conhecimento de muitos de nos, e alguns chegaram ate a conclusões dizendo que era certo que os Pretos sao tudo aquilo que o branco americano disse. Mas sejamos um pouco criticos sobre aquela abordagem, senhores intelectuais. Eu levanto algumas questões tais como, quais sao as bases da sua analise e conclusões? Com isso pergunto quais: sao os estudos que mostraram que a riqueza ou o ser rico esta directamente relacionado como o nível de escolaridade ou a cor da pele? Se é abordagem cientifica que mostre as referencias, se nao pode-se dizer que é uma acto racista.
Eu gostaria que os que chegaram as suas conclusoes e concordaram procurassem e analisassem algumas teorias existentes, por exemplo a da motivacao e necessidades. Para mim a teoria Abraham Maslow ilustra muito bem o ponto que quero fazer. Ele explica as diferentes etapas que influenciam o comportamento humano, em outras palavras o autor afirma que o comportamento humano desenrola-se de acordo com as necessidades do individuo ou grupo de individuos em questão. Ele desenhou uma piramede que chamou de piramede da necessidades, que a seguir vou apresentar, onde representou o que as pessoas precisam para se motivarem a fazer outras coisas. Como qualquer teoria, existem criticas mas que nao anulam a sua validade, pois reesultam de longos anos de investigação, reflexão e generalisação de fenómenos óbvios. Como poderão ver nas referencias que apresento abaixo são livros dos anos 60, os psicólogos que o digam se nao tiveram que conhecer o senhor que nasceu em 1908.
Mas de acordo com a piramide do Maslow, desafio-vos então a ver onde ou quando é que um individuo começa a ter interesse pela leitura?
5th Needs of self actualisation
4th Esteem needs
3st Love/belonging needs
2nd Safety needs
1st Physiocological needs
Primeiras necessidades ou etapa: De acordo com Maslow, “Physiological needs” ou necessidades fisológicas constituem esta fase em que o ser humano precisa dos bens considerados vitais, tais como agua, ar, comida e sexo. Descansar e dormir sao tambem parte desse grupo. Nao ha necessidades que possam influenciar estes comportamentos antes desses serem satisfeitos.
Segunda necessidades ou etapa: Só depois dos anterios serem satisfeitos é que o homem precisa de garantir a sua seguranca fisica e mental. Estamos a falar de assistência medica e outras formas de seguranca.
Terceira necessidades ou etapa: Moslow afirma que o homem precisa de relacoes como um ser social, por exemplo ter amizades, fazer parte de um groupo social, e mesmo ser amado e também dar seu amor a alguem. O sentimento de se ser aceite traz muita satisfacao, pois não há pior coisa que nao ser aceite por alguem ou como parte do grupo.
Quarta necessidades ou etapa: nesta fase o autor afirma que as pessoas gostam de ser reconhecidas quando fazem algo importante para alguem. O Homem gosta de ter reputacao na sua sociedade. Satisfazendo esta necessidade, a pessoa pode de sentir respeitada e ganhar uma auto estima.
Quinta necessidades ou etapa: só é possível atingir esta fase quando todas outras fases anteriores foram atingidas. Nesta fase afirma-se que o Homem esta ja em condicoes de reflectir sobre as necessidades anteriores e outras. Esta mas relaxado, nao tem que fazer trabalhos duros ou pesados, etc. Aqui o Homem tem a grande motivacao para investigacao, criatividade e inovacao.
Depois de uma leitura destes cinco pontos que Maslow apresenta como as fases que Homem passa e desenvolve no alcance so suas necessidades aonde é que esta a motivacao para a leitura? Onde esta a maior parte dos negros, visto que nao se pode generalisar. Cada um de nos conhece algum numero de Pretos que gostam de ler, disso ninguem duvida.
Mas se quisermos identificar onde essas pesssoas que gostam de ler se posicionam, não tenho muitas dificuldades em dizer estão na quinta etapa! A maior parte dos Pretos ainda estao na primeira. Não preciso de ir longe: as nossas estatísticas provam que a maior parte do negros/pobres nao tem ainda as condições básicas de vida, e isso sem dúvida se reflecte no seu comportamento, de acordo com a teoria da necessidades. Ele prefere comprar comida e roupa e nao um livro. Ele procura pensar como vai ultrapassar o problema do milho que não cresceu devido a falta de chuva do que pensar se o código DaVinci de Dan Brown é válido.
Dr Martin disse I (We: Pretos) have a dream, e o mundo sabe disso, os Pretos um dia serao e mostrarão o que sabem e o que podem fazer, isso é um sonho que nunca ira desaparecer. A conotação de ser-se Preto continua a ser-se de pobre e analfabeto isso vai ficar na Historia. Precisamos de homens corajosos que dizem sim ao não, não ao sim. Foi por isso que Luther King, Samora, Lumumba, e outros morreram. Mandela teve a sua sorte. Os pretos foram dos primeiros a inventar a escrita (Egipto) os colonizadores apagaram-na obrigaram-lhes a aprender a língua deles, e dizem que os pretos não são civilizados (veja no dicionários o significado do termo “civilizado” e saberá porque). Para a maior parte dos negros o Inglês, tal como outras línguas Ocidentais, não é a sua primeira língua; fala mais que uma língua e chamam de ignorante esse homem. Até hoje a todos os meios querem continuar a colonizar a esse povo. A historia não para no apartheid acabou na africa do sul.
Gostaria de apelar aos que concordaram com a visão do branco americano que apresentassem algumas referencias e /ou argumentos lógicos que apoiem essa posição. E eu quero acreditar que foi uma visão pessoal.
Amigos, We/I HAVE A DREAM
References
Maslow, A. H. (1964). Religions, values, and peak experiences. Columbus , OH Ohio State University
Maslow, A. H. (1962). Toward a psychology of being. Princeton , NJ