As autoridades francesas colocaram a LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) numa lista negra de companhias que estão impedidas de entrar em espaço aéreo francês. Mas, esta é uma falsa questão.
A companhia estatal moçambicana há já vários anos que não voa para aquele país.
A França decidiu antecipar-se à Comissão Europeia e na próxima segunda-feira dará a conhecer a lista negra das companhias aéreas proibidas no país - listagem que estará disponível no site da Direcção Geral da Aviação Civil francesa.
A imprensa francesa revela que na lista estão uma companhia liberiana, outra norte-coreana, a americana Air San Thomas e a estatal moçambicana LAM.
No caso das Linhas Aéreas de Moçambique que, há anos, não voa para Paris, Lisboa é o único destino na Europa e assegurado semanalmente pelo A330 da portuguesa Air Luxor - que, de resto, figura ao lado da TAP, Portugália e Sata na lista branca francesa das 93 companhias aéreas mais seguras do mundo.
A LAM deixou de operar com aviões próprios no longo curso desde que, há dois anos, o único 767 Boeing da sua frota, foi devolvido à companhia de leasing e apenas voa agora, com 737, em ligações internas e na África Austral.
26.08.2005