A Linha Férrea de Sena, que liga o Porto da Beira á vila mineira de Moatize, em Tete, em obras de reabilitação desde o ano passado, estará operacional em 2007.
Este anúncio foi feito ontem pelo Presidente da República, Armando Guebuza, durante um comício popular em Mutarara.
Guebuza disse, a propósito, que as promessas feitas ao longo da campanha eleitoral serão gradualmente cumpridas, tendo na ocasião exortado a população a engajar-se na planificação das principais actividades socioeconómicas do seu distrito com vista ao combate paulatino da pobreza absoluta.
`Aquela linha férrea que sai de Dondo, passa por Inhaminga, Caia, Sena, aqui por Mutarara até Moatize, vai ser reposta. O trabalho já está em curso desde Savane, perto de Muanza, na província de Sofala, o que vai permitir que até 2007 entre em funcionamento, garantindo uma circulação normal do comboio, o que vai, em grande medida, proporcionar o melhoramento da assistência á população. Para cumprirmos as nossas promessas pedimos a ajuda da população. Queremos que apontem os nossos erros e mostrem o caminho certo, porque nós todos queremos chegar ao mesmo lugar. Este Governo é vosso´, disse Guebuza.
Entretanto, a província de Tete está a registar, a partir do primeiro semestre deste ano, um crescimento global da economia, com maior destaque para o sector de agricultura, que contribui em grande medida através dos projectos agro-industriais, como a Mozambique Leaf Tobacco, que está a incentivar o fomento da cultura de tabaco junto dos camponeses do sector familiar desde o quinquénio passado.
Hoje, Armando Guebuza interrompe a sua visita a Tete para tomar parte nas cerimónias de tomada de posse do presidente do Borundi, retomando os seus trabalhos amanhã com uma visita ás instalações da fábrica de processamento de tabaco, para depois realizar um comício popular na capital provincial, marcando o fim da sua visita.
NOTÍCIAS - 26.08.2005