A Partir do Próximo Ano, em Nampula
- A Delegação completou, ontem, dez anos de existência
A Universidade Pedagógica(UP), através da sua delegação em Nampula, vai introduzir, a partir de Fevereiro do próximo ano, mais três cursos, no âmbito da revisão curricular iniciada em 2003, ao nível daquela que é considerada uma das maiores instituições de ensino superior público no país.
Tratam-se dos cursos de formação de docentes nas disciplinas de Química, Biologia e de Técnicos de Planificação e Administração que se vão juntar a outros oito cursos, dos 17 já em leccionação na Universidade Pedagógica.
Adelino Zacarias Ivala, director da UP- Delegação de Nampula, que forneceu esta notícia, disse que a sua instituição tem, pela frente, vários desafios que se caracterizam, sobretudo, pelo aumento do número de docentes efectivos, de estudantes a serem graduados e, ainda, pelo apetrechamento do Campus Universitário de Napipine.
Reconheceu, contudo, haver ainda exiguidade do número de docentes, tendo em conta que, actualmente a delegação da UP “socorre-se” dos quadros superiores afectos em algumas instituições estatais, com destaque para os sectores de Educação, Agricultura, Meio Ambiente e outras, que leccionam em regime contratual.
Dos 85 docentes existentes, apenas 20 são efectivos e isso tem trazido consequências imprevisíveis. Afirmou a fonte.
Porém, para colmatar esta situação, Ivala afirmou que cerca de 40 estudantes finalistas estão a beneficiar de uma formação em docência universitária. O programa iniciou no passado mês de Junho e com a duração de um ano.
Com estes assistentes estagiários, aquele estabelecimento vai poder reduzir a problemática de falta docentes, prevendo-se, por isso, que até ao ano 2008, cerca de 70 professores possam trabalhar em regime de efectividade.
Antes não podíamos fazer isso porque não tínhamos os tais finalistas e, por outro lado, também não possuíamos as competências e capacidades para formar colegas para o serviço docente na Universidade. Observou Adelino Ivala.
Para além do pessoal em referência, o director da delegação da Universidade Pedagógica referiu-se ao acordo já rubricado com a cooperação cubana e, no âmbito desta parceria, quatro docentes daquele país vão passar a trabalhar na província de Nampula.
Instalada a 11 de Agosto de 1995, a delegação da Universidade Pedagógica graduou um total de 343 estudantes no nível de bacharelado. Destes, 37 obtiveram a licenciatura, prevendo-se que a numero venham-se juntar outros 92, a serem graduados ainda este ano.
Para o ano académico 2006, serão inscritos 900 estudantes nos diversos cursos de formação de docentes.
WAMPHULA FAX – 12.08.2005