Novos sistemas de informação sobre voos serão instalados proximamente nos aeroportos internacionais de Maputo, Beira e Nampula.
No quadro de um programa de cooperação entre a empresa Aeroportos de Moçambique (ADM, E.P) E A AIMS, de Macau, especializada na gestão de soluções informáticas aeroportuárias.
O presidente do Conselho de Administração da ADM, E.P, José Solomone Cossa, garante que os referidos sistemas vão aumentar a eficiência na gestão aeroportuária e melhorar a administração financeira da empresa, que tutela 19 aeroportos e aeródromos em todo o país.
Como corolário de contactos iniciados em Junho último, uma delegação da AIMS, chefiada pelo respectivo director-geral, Chi Joey Lao, esteve semana passada no país para uma visita de estudo, na sequência de uma decisão tomada aquando do Fórum Económico dos Aeroportos, realizado recentemente em Macau. Neste encontro estiveram representadas as empresas de aeroportos da CPLP, às quais a AIMS prometeu prestar o apoio necessário com vista à modernização dos seus sistemas de gestão, depois de aferir os correspondentes níveis de desenvolvimento.
Segundo Cossa, os novos sistemas de informação de voo vão permitir que os utentes dos seroportos moçambicanos se mantenham actualizados sobre os movimentos de chegada e partidas enquanto permanecerem no recinto, dados que poderão também ser partilhados também pela Polícia, pelas agências de viagem, operadores do transporte aéreo, entre outros utentes interessados.
Além disso, vai permitir a criação de uma base de dados sobre os movimentos de passageiros e carga nos referidos aeroportos, ponto de partida para a tomada de decisões com vista ao seu desenvolvimento.
Num contacto com a nossa Reportagem, Chi Joey Lao disse que a sua companhia está disposta a ajudar na modernização dos aeroportos moçambicanos, dentro dos parâmetros acordados no memorando rubricado com José Solomone Cossa. Segundo ele, depois da visita ao terreno e da assinatura do memorando, o passo a seguir será apurar o custo das intervenção identificadas como necessárias para a instalação dos sistemas, antes de avançar com a procura de financiamentos junto de outros parceiros.
NOTÍCIAS - 08.09.2005