O presidente do Partido Socialista português, António Almeida Santos, participa quarta-feira na inauguração da Universidade Jean Piaget, na cidade da Beira, centro de Moçambique, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.
Almeida Santos, que viveu em Moçambique entre 1953 e 1974, vai proferir uma lição de sapiência sobre o tema «A difícil consolidação do Estado nos países africanos», segundo divulgou hoje a instituição académica portuguesa.
A Universidade Jean Piaget da Beira já tem em funcionamento os cursos de Direito, Economia e Gestão, Engenharia de Sistemas e Sociologia, sendo Moçambique o terceiro País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) onde a instituição inaugura um estabelecimento de ensino superior.
Antes, o Instituto Jean Piaget abriu universidades em Angola e Cabo Verde.
Na cerimónia de inauguração, Armando Guebuza e o presidente do Instituto Piaget, Oliveira Cruz, irão plantar dois embondeiros, «num gesto simbólico que assinala da melhor forma o início deste novo e importante ciclo na vida do Instituto», refere a nota de imprensa.
Almeida Santos encontra-se em Moçambique desde quarta-feira passada para uma série de actividades académicas promovidas pelo Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) e pelo Instituto Piaget.
Além de eventos de carácter académico, o presidente do PS e antigo presidente da Assembleia da República está também em negociações sobre a instalação no país da Mozcapital, ligada à Geocapital, do empresário macaense Stanley Ho.
A Mozcapital pondera abrir um banco de desenvolvimento para o financiamento de actividades no vale do Zambeze, onde se situa a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), empreendimento também apontado como alvo de possíveis investimentos por parte de Stanley Ho.
EXPRESSO AFRICA - 26.09.2005