No fim de semana
Centenas de pessoas entre residentes e turistas nacionais e estrangeiros, digladiaram-se no passado fim de semana, na Ilha de Moçambique, com o Festival de Mariscos, evento que teve lugar na Fortaleza São Sebastião e foi promovido no âmbito das comemorações da Semana do Turismo, cuja data assinala-se hoje.
Sobretudo no primeiro dia (sábado), a festa foi de arromba com muito “tufo” à mistura e amostra de
vários números culturais daquele que é, hoje, considerado Património da Humanidade. Para além dos mariscos propriamente ditos, os jovens da Ilha de Moçambique aproveitaram a ocasião para mostrar aos presentes o seu talento pela arte, através de vários artigos que foram expostos para
venda ao público. A organização promoveu igualmente passeios de barco, algo espectacular, que ficou marcado na memória dos presentes.
Já no segundo dia do Festival, a participação foi marcadamente fraca, sobretudo pela falta de uma conveniente divulgação, segundo reconheceram os próprios promotores.
A Ilha de Moçambique, com um irrefutável potencial turístico, é a cidade mais antiga do país, tendo completado no passado dia 17 de Setembro corrente, 196 anos desde que foi elevada a tal categoria.
WAMPHULA FAX – 27.09.2005