Novo presidente recebido por Jorge Sampaio
O presidente eleito da Guiné-Bissau, João Bernardo ‘Nino’ Vieira, que no sábado vai ser investido no cargo, teve ontem uma reunião com o Chefe de Estado português, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém.Sobre o encontro com Jorge Sampaio, ‘Nino’ Vieira, que se encontra em Lisboa desde domingo, em visita privada, referiu que foi abordada a “forma como Portugal poderá ajudar a Guiné-Bissau”.
“A Guiné-Bissau, como está neste momento, precisa de uma ajuda de Portugal e da comunidade internacional. Portugal, como parceiro de desenvolvimento, poderá servir de porta-voz junto dos outros doadores”, afirmou.
Por outro lado, o presidente eleito manifestou-se disposto a trabalhar com o primeiro-ministro do país, Carlos Gomes Júnior, mas recusou comentar as declarações de Malam Bacai Sanhá, que insiste em afirmar-se vencedor das presidenciais.
“Não tenho comentário a fazer sobre as declarações de Malam Sanhá”, afirmou ‘Nino’ Vieira, que acrescentou: “Fui eleito. Ele apresentou recursos que não foram aceites. O povo escolheu e vou ser investido”.
Bacai Sanhá rejeitou os resultados presidenciais, garantindo que é o único vencedor da segunda volta das eleições, apesar de o seu partido, o PAIGC, já ter reconhecido a vitória de ‘Nino’. O candidato derrotado disse ainda que só aceitará os resultados “quando for feita Justiça” e voltou a pedir a abertura das urnas para que se possa fazer a recontagem dos votos.