<>
Cerca de seis milhões de dólares norte-americanos é quanto será concedido ao nosso país pelos Estados Unidos da América no âmbito da Conta do Desafio do Milénio.
>
<>
Um acordo ao abrigo do qual a Conta do Desafio do Milénio concede seis milhões de dólares para assistir Moçambique no desenvolvimento continuado foi rubricado há dias na capital do país entre Moçambique e os EUA.
Rubricado pelo ministro de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e o vice presidente do MCC, John Hewko, com a iniciativa, Moçambique passa a beneficiar em pleno da Conta do Desafio do Milénio, projecto lançado pelo presidente norte-americano, George Bush.
A iniciativa destina-se a prestar assistência ao desenvolvimento, ao recompensar os países que tem políticas sadias e boa governação, atributos descritos pela administração norte-americana sendo vitais para a redução da pobreza e o crescimento económico em países em desenvolvimento.
Segundo Aiuba Cuereneia, “com os seis milhões de dólares vamos fazer estudos particulares concretos de cada um dos projectos previstos na proposta que submetemos ao MCC”.
Importa referir que o nosso país submeteu em Setembro de 2004, ao MCC, um projecto avaliado em cerca de 262 milhões de dólares, focalizando o melhoramento e aumento do acesso a água, saneamento e fornecimento de apoio ao desenvolvimento de negócios em quatro províncias do norte de Moçambique.
Trata-se de Cabo Delegado, Nampula, Niassa, Nampula e Zambézia, pontos do país que vivem as populações mais pobres, cerca de 52 por cento.
Por seu turno, John Hewko disse que há muito ainda por ser feito para transformar esta proposta num programa sustentável e bem sucedido, pois o executivo moçambicano e os seus parceiros do sector privado e a sociedade civil serão capazes de fazer deste ambicioso programa um verdadeiro sucesso.
ZAMBEZE - 12.09.2005
>