Troço Cuamba - Entre-Lagos
A linha férrea que liga Cuamba a Entre-lagos, numa extensão de 77 quilómetros, vai beneficiar de uma reabilitação num projecto a iniciar a iniciar já a partir da próxima semana.
Numa primeira fase, as obras em causa irão consistir na aplicação de sariscas, travessas metálicas e de madeira, entre outras beneficiações.
A informação foi confirmada pelo Wamphula Fax junto duma fonteautorizada daquela instituição, que afirmou no entanto na citada reabilitação serão priorizados os 20 quilómetros, ou seja, kms 577 a 597, que não beneficiaram de consolidação no âmbito do programa conjunto estabelecido entre os Caminhos de Ferro de Moçambique-Norte (CFM) e o Programa Mundial de Alimentação (PMA), e realizado o ano passado, antes da privatização da gestão do sistema ferroviário pela empresa Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN).
A fonte afirmou igualmente que a segunda fase do projecto compreenderá a reabilitação integral da respectiva linha, num projecto que terá a duração de seis meses e cuja execução estará a cargo de um técnico zimbabueano contratado para o efeito, apoiado por mão de obra local, em número não especificado.
Adquirimos já algum equipamento para o efeito e contamos ainda com equipamento proveniente dos Caminhos de Ferro de Moçambique-CFM. Revelou a fonte, observando que as mencionadas obras não irão afectar a normal circulação dos comboios, e que projecto idêntico beneficiou, ainda este ano, a reabilitação de feixes de manobra no porto de Nacala.
WAMPHULA FAX – 23.09.2005