Várias pessoas ficaram feridas, hoje, na vila de Montepuez, norte de Moçambique, em tumultos ocorridos na sequência de rumores de que a RENAMO estaria a preparar manifestações, informaram testemunhas.
Luciano César, um madeireiro de 47 anos, residente em Montepuez, disse à Lusa que várias pessoas ficaram feridas e algumas bancas de venda foram saqueadas em resultado de incidentes que se seguiram a boatos de que estariam iminentes violentas manifestações da RENAMO, oposição, naquela localidade.
Segundo a fonte, por volta das 08:00 (07:00 em Lisboa) um grupo de pessoas espalhou rumores de que a RENAMO se preparava para levar a cabo "manifestações como as da Mocímboa da Praia", gerando pânico entre a população.
O grupo que espalhou o boato, assinalou, aproveitou-se do pânico da população para saquear, durante cerca de três horas, o principal mercado local.
O comandante da polícia no distrito de Montepuez, César Januário, negou à Lusa que se tenham registado feridos, na sequência dos distúrbios provocados por "oportunistas", e assegurou que "a polícia controlou de imediato a situação".
Na semana passada, oito pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas no município da Mocímboa da Praia, também em Cabo Delgado, na sequência de confrontos entre membros da RENAMO e da FRELIMO, em resultado da tensão que se seguiu à derrota da oposição na eleição intercalar para a presidência do município.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 14.09.2005