Cerca de 30 mil imigrantes estão a concentrar-se na Argélia e em Marrocos para preparar nova entrada em Ceuta e Melilla, revelou esta quarta-feira o comissário europeu de Segurança, Liberdade e Justiça, Franco Frattini.
A informação consta na base de dados dos serviços de inteligência espanhóis e faz parte do relatório preliminar da missão técnica da União Europeia (UE) que viajou para as cidades de Ceuta e Melilla.
Os dados disponíveis apontam para que perto de 20 mil pessoas estão na fronteira da Argélia, à espera de viajar para Marrocos, onde se podem juntar a mais 10 mil imigrantes que vão tentar entrar em Espanha de forma ilegal.
Estas são as primeira informações recolhidas pela missão da UE, que esteve alguns dias na fronteira entre Espanha e Marrocos a analisar a situação.
Certo é que a pressão migratória junto à fronteira espanhola está a aumentar e para enfrentar esta situação, Frattini já propôs algumas medidas, como melhorar a formação dos agentes fronteiriços marroquinos, troca de informações dos serviços de inteligência dos dois países e a realização de análises sobre os fenómenos migratórios.
CORREIO DA MANHÃ - 12.10.2005