a.santos martins*
TRINTA anos depois do abandono das antigas províncias ultramarinas portuguesas de África, pelos políticos e político-militares que tomaram o Poder depois da Abrilada de 1974, veja-se como foi diferente a descolonização da Faixa de Gaza, empreendida pelo governo israelita de Ariel Sharon — um governo «de direita», esclarecido, firme e corajoso.
António Almeida Santos, que foi o ministro da Coordenação Interterritorial no período da nossa «descolonização exemplar» e, depois, presidente da Assembleia da República, escreveu já as suas «memórias» daquele período, mais de duas mil páginas que o ministro dos Negócios Estrangeiros da altura, Mário Soares, disse há dias (na SIC) que está a rever...
Espero ansiosamente a publicação, para ver se Almeida Santos vai habilitar, finalmente, os jovens portugueses, com a verdade verdadeira. E não «aquela» com que tantos trampolineiros, desde há trinta anos, vêm manipulando os «parolos». Que, segundo eles, só «têm direito» às versões (fraudulentas) que dão cobertura a criminosos que por aí se pavoneiam como «pais da democracia» e alimentam (também com «jobs» na «acção cultural») os seus filhotes políticos.
...........
Leia o texto completo em
Download a_descolonizao_da_faixa_de_gaza.doc
Veja igualmente
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2005/08/marcelo_os_jude.html O DIABO - 04.10.2005