Reservas petrolíferas de 12 mil milhões de barris. 19.949 casos de tuberculose no primeiro semestre deste ano. 151º lugar entre os mais corruptos
Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África sub- saariana, atrás da Nigéria, produzindo actualmente cerca de 1,2 milhões de barris por dia. As reservas petrolíferas do país estão estimadas em cerca de 12 mil milhões de barris. O Fundo Monetário Internacional estimava que a produção de petróleo em Angola deverá atingir 16,7 mil milhões de dólares este ano, o que permitirá arrecadar uma receita de 6,8 mil milhões de dólares. Entre os 159 países mais corruptos do mundo, Angola está no lugar 151 (o ano passado estava no 133º). É obra.
Petróleo
Num estudo sobre a economia angolana divulgado no início de Abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimava que a produção de petróleo em Angola deverá atingir 16,7 mil milhões de dólares este ano, o que permitirá arrecadar uma receita de 6,8 mil milhões de dólares.
Neste documento, o FMI referia ainda que as receitas petrolíferas angolanas deverão registar um aumento de 50 por cento nos próximos três anos, na sequência dos aumentos previstos para a produção de petróleo no país.
Tuberculose
As autoridades sanitárias angolanas registaram 19.949 casos de tuberculose em todo o país durante o primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 1.700 casos relativamente a igual período do ano anterior.
Os elevados níveis de pobreza registados no país e o aumento das pessoas infectadas com SIDA são alguns dos principais factores que contribuíram para o aumento no número de casos de tuberculose em Angola.
Luanda é a província que apresenta mais casos, com 3.662 doentes registados no primeiro semestre deste ano, seguindo-se as províncias de Benguela (2.166), Huíla (616) e Cuanza Norte (536).
O grupo etário mais atingido pela doença situa-se entre os 25 e os 34 anos, com um total de 2.729 casos registados entre Janeiro e Junho deste ano.
No final do ano passado estavam registados 36.480 doentes com tuberculose em todo o país, dos quais 32 por cento se encontravam infectados com o vírus da SIDA.
Corrupção
O Chade tem o índice de corrupção mais elevado dos 159 países do mundo analisados pela organização Transparency International, enquanto Angola, também no fundo da tabela, ocupa a pior posição entre os países africanos lusófonos.
Angola aparece na posição 151, sendo considerado o quinto país africano mais corrupto de um total de 44 analisados no continente e o pior entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), muito longe de Moçambique, em 97º lugar.
Conclusão
Basta olhar para o povo angolano. Para os milhões gerados por mães famintas, que nascem com fome e morrem de barriga vazia.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 19.10.2005