No prosseguimento da sua digressão pelas três principais províncias de Moçambique, a selecção de futebol de antigos “craques” do Brasil escalou, no passado domingo, a cidade de Nampula , onde goleou por seis bolas a uma, uma formação constituída por antigos futebolistas locais.
O público, que acorreu em massa ao sensacional jogo, teve, assim, a oportunidade rara de ver em acção (conquanto sem o fulgor de outrora) algumas das grande vedetas que integraram o “escrete” representantivo do Brasil em diversos confrontos internacionais, incluíndo campeonatos do mundo da modalidade. Nomeadamente, de 1990, 1994 e 1998 realizados, respectivamente, na Itália, Estados Unidos da América e França. E com particular destaque para Bebeto, Taffarel, Silas e Sèrgio.
Abordados acerca desta sua deslocação a Moçambique, os futebolistas brasileiros foram unânimes em realçar o primoroso acolhimento de que têm sido alvo, sublinhando a importância de intercâmbios desta natureza no contexto desportivo e social.
“Os resultados dos jogos são irrelevantes, o que interessa, acima de tudo, é a mensagem de fraternidade e esperança num futuro pleno de paz e harmonia.” Afirmaram os visitantes.
Em relação aos nosso atletas, consideramos gratificante a oportunidade de poder também rever algumas figuras que pontificaram nos tempos idos no futebol moçambicano, que, embora aquém da suas capacidade físicas de então, lograram, ainda assim, deleitar os espectadores com alguns requintes técnicos, como que a comprovar que quem sabe não esquece!...
WAMPHULA FAX – 07.10.2005