Mais de 60 estudantes universitários são-tomenses estão a passar muitas dificuldades no Brasil desde que chegaram a este país, em Fevereiro deste ano, alguns dos quais nem dinheiro têm para comer, apurou o CM.Esses estudantes acusam o ministro são-tomense da Educação, Jorge Bom Jesus, de não cumprir a promessa de pagar as bolsas que lhe havia feito numa reunião com eles realizada em Agosto último, na qual esteve presente o presidente da República, Fradique de Menezes.
“O ministro prometeu-nos pagar a bolsa de estudo a partir de Agosto. Estamos em Outubro e nada fez”, adiantou um estudante, que pediu o anonimato, frisando que “há muitos a passar fome”.
O ministro são-tomense da Educação, Jorge Bom Jesus, confirmou ao nosso jornal a promessa feita aos alunos nessa reunião mas disse que não dispõe de verba para pagar as referidas bolsas.
“O dinheiro do bónus de petróleo que estávamos à espera de receber para resolver esse problema chegou tarde ao país e o Orçamento de Estado deste ano não contempla verba para pagar a esses estudantes”, esclareceu. Contudo, o ministro reconheceu que o assunto já “ultrapassa as esferas do seu ministério”, tendo canalizado o problema para o Ministério das Finanças.
“Espero que as Finanças resolvam esta questão, porque é um problema de Estado, pois sabemos que os estudantes estão a passar muitas dificuldades no Brasil”, concluiu.