Mayotte é a mais meridional das quatro ilhas do arquipélago de Comores. Com uma superfície de 374 km² e 135.000 habitantes, é formada por duas ilhas principais e cerca de trinta ilhotas.
Conhecida como "Ilha dos Perfumes", Mayotte também é famosa por seu lago, um dos mais belos do mundo (1.100 km² ).
Em 1841, o sultão de Mayotte cede a ilha à França, que a integra a seu império colonial. Em 1946, o arquipélago de Comores torna-se território de ultramar. Três das ilhas do arquipélago decidem em referendo, em 1974, tornar-se independentes, mas Mayotte opta por continuar francesa. Este apego da população à República vem-se fortalecendo constantemente desde então. A partir de 1998, Mayotte envereda por um processo de evolução estatutária, que prevê em algum momento sua departamentalização.
A economia de Mayotte repousa principalmente em sua agricultura. As exportações agrícolas concentram-se em três produtos: o ylang-ylang (utilizado na indústria de perfumes para mais de três quartos das exportações), baunilha e canela.
Fora dos circuitos muito freqüentados, a ilha se oferece aos visitantes em toda a autenticidade de sua natureza e de sua cultura.´
Nota: É por causa dos voos para esta ilha francesa que a LAM foi proíbida de voar para França.