A selecção angolana de futebol, que se qualificou sábado para o Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha, regressou hoje a Luanda em ambiente de grande festa, tendo à sua espera no aeroporto o presidente José Eduardo dos Santos.
"Hoje é um momento de alegria e de festa. O povo angolano recebe os seus representantes com muito júbilo pela conquista alcançada em Kigali", afirmou o presidente angolano, numa alusão à vitória dos "Palancas Negras" sobre a selecção do Ruanda.
A vitória da equipa angolana em Kigali por 1-0, com um golo de Akwá, a 10 minutos do fim, garantiu a primeira presença de Angola na fase final de um Campeonato do Mundo de futebol.
José Eduardo dos Santos considerou que a vitória no Ruanda foi "suada, merecida e justa" e defendeu que "o mundo deve reconhecer o mérito dos que são fortes e dos que sabem vencer".
O presidente angolano, que se deslocou ao Aeroporto de Luanda para receber a selecção nacional de futebol, fez um brinde "aos vencedores", a quem desejou "novas e mais significativas conquistas".
O avião com a selecção angolana aterrou em Luanda poucos minutos depois da 13:00 (mesma hora em Lisboa) e, além do chefe de Estado, tinha à sua espera o primeiro-ministro e o primeiro vice- presidente da Assembleia Nacional, entre outras entidades oficiais.
No final da cerimónia de boas-vindas, transmitida em directo pela televisão e rádio estatais, os "Palancas Negras" seguiram em cortejo automóvel pelas principais artérias de Luanda, onde foram saudados por milhares de pessoas que se foram concentrando durante a manhã ao longo do trajecto.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 09.10.2005