PORTO (Reuters) - Portugal vai abrir filas exclusivas para pessoas que falam português no setor de imigração de seus aeroportos para reduzir a imigração ilegal, disse o primeiro-ministro português, José Sócrates.
Anunciada durante um encontro entre autoridades do Brasil e de Portugal, a iniciativa tem por objetivo fornecer informações rápidas a possíveis imigrantes que queiram ter uma situação legal em Portugal.
Cerca de 100 mil brasileiros vivem em Portugal. Desses, 15 mil estão no país em situação ilegal.
"Quero dar um sinal claro de que os brasileiros são bem-vindos. Eles contribuem muito com Portugal", disse Sócrates a jornalistas, depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os brasileiros não necessitam de visto para Portugal, mas devem se registrar quando chegam e provar que têm trabalho para continuar no país.
O fluxo de brasileiros e imigrantes de outras ex-colônias portuguesas, como Angola e Moçambique, gerou uma enxurrada de pedidos junto às autoridades de imigração.
Lula disse esperar que Portugal cancele a multa de 1.000 euros cobrada dos brasileiros que não estão com os papéis em ordem, argumentando que essa é uma das razões que os levam a permanecer na ilegalidade.
(Por Axel Bugge)
13.10.2005