O primeiro-ministro da Dinamarca, Anders Rasmussen, elogiou hoje em Maputo "os progressos" registados pelo governo moçambicano no combate contra a pobreza no país, destacando também a "transparência e a eficiência", como cruciais para as reformas em curso.
Rasmussen falava aos jornalistas momentos após um encontro com o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, com quem avaliou a cooperação bilateral.
"O encontro com o Presidente (moçambicano) permitiu- me uma oportunidade para lhe comentar o apreço que tenho pelos progressos que o seu Governo está a registar na luta contra a pobreza no país", sublinhou Anders Fogh Rasmussen, que termina hoje uma visita de trabalho de três dias a Moçambique.
O chefe do governo dinamarquês referiu as relações de amizade e parceria que este país europeu mantém com Moçambique, enfatizando a vontade o seu executivo em incrementar a cooperação bilateral.
"A amizade e parceria entre Moçambique e Dinamarca são já antigas e pretendemos continuá-la", acrescentou Anders Fogh Rasmussen.
Como prova do fortalecimento da cooperação com Moçambique, o primeiro-ministro da Dinamarca anunciou quinta- feira um apoio directo de 10 milhões de dólares (8,3 milhões de euros) ao Orçamento Geral do Estado moçambicano.
Por seu turno, o chefe de Estado moçambicano afirmou na mesma ocasião que "a cooperação com a Dinamarca continua forte e as perspectivas de reforço são boas".
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 14.10.2005
Nota de rodapé: Conferir com a notícia anterior