A UEM abriu 2208 vagas para novos ingressos aos 54 cursos de licenciatura a iniciar no ano académico de 2006.
Para cujo provimento serão seleccionados os candidatos que obtiverem a melhor média artimética das disciplinas de exame. As inscrições vão decorrer de 21 a 26 de Novembro próximo, devendo os exames ser realizados em todas as províncias, numa única época, de 16 a 20 de Janeiro de 2006.
Segundo projecções da Comissão de Exames daquele estabelecimento de ensino superior, cerca de 20000 candidatos vão disputar o ingresso á UEM no próximo ano lectivo.
Em 2003 cerca de 10000 candidatos prestaram provas de admissão, contra os perto de 15000 que no ano transacto disputaram as 2051 vagas então existentes.
De acordo com Balbina Muthemba, da Comissão de Exames da UEM, a maior inovação para as próximas provas de admissão reside no processo de apuramento, que será, pela primeira vez, com base na média artimética das notas obtidas pelo candidato nas disciplinas de exame. No cálculo da referida média será tomado em consideração o peso pré-estabelecido para cada disciplina, informação que poderá ser consultada num edital sobre a matéria divulgado na última quinta-feira pela direcção da universidade.
Esta inovação, segundo a fonte, justifica-se pela necessidade de se introduzirem gradualmente melhorias no processo de selecção, correspondendo tanto ao crescimento do universo de candidaturas como á exigência do aumento da qualidade.
Outra das inovações para 2006 relaciona-se com a introdução, no período nocturno, dos cursos de Administração Pública e Ensino de Português, Francês e Inglês.
Para o curso de licenciatura em Jornalismo, a Escola de Comunicação e Artes da UEM tem abertas 35 vagas, cinco das quais serão disputadas exclusivamente por candidatos ligados a empresas do ramo da comunicação social. `A condição para concorrer às cinco vagas é a apresentação de uma carta do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), para o que os interessados deverão coordenar com aquela entidade.
NOTÍCIAS - 05.10.2008