(Windhoek) O embaixador dos Estados Unidos da América(EUA) no Zimbabwe, Chris Dell, arrisca a ser expulso, pelo que os países da Africa austral consideram de “comportamento não diplomático e interferência nos assuntos internos do Zimbabwe”, segundo divulgou nesta segunda-feira, o jornal pró-governamental zimbabweano, «The Herald».
Conforme escreve o «The Herald», “o embaixador Americano Christopher Dell arrisca ser expulso do Zimbabwe por continuar a interferir-se nos assuntos internos do país”,sendo um caso recente nas relações diplomáticas já tumultuosas entre Harare e Washington.
“Alternativamente, o senhor pode estar sob vigilância aberta, como tivera sido feito com o embaixador Britânico Senhor Brian Donnelly em Junho de 2002, por continuar a interferir nos assuntos internos do Zimbabwe e, estar envovolvido em actividades que debilitam o governo”, sublinha o jornal governamental.
Dell, que se encontra no Zimbabwe desde 2003, irou as autoridades governamentais semana passada quando disse que “a degradação da economica do Zimbabwe era resultado da governação corrupta” e acrescentando que “a auto má governação massiva, economica e corrupta do Governo do Zimbabwe é a principal causadora da crise que o país atravessa”.
“Não é a seca nem as sanções, as causas do declínio económico no Zimbabwe,” referiu Dell durante uma aula leccionada na universidade de África.
Na opinião do jornal zimbabweano, “Dell será convocado pelo presidente Mugabe para explicar sobre os relatórios adversos com respeito a situação política do Zimbabwe”.
Por outro lado, o porta-voz do presidente Robert Mugabe, George Charamba disse na segunda-feira que “Dell será convocado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e não por Mugabe”.
A economia do Zimbabwe está em declínio desde 2000, caracterizada por uma inflacção de três dígitos, alto índice de desemprego e carência crónica de combustíveis, óleo alimentar e açúcar.
O governo atribui a culpa às sanções impostas pela União Europeia e o Estados Unidos da América(EUA) contra o presidente Mugabe e os membros do seu ciclo. Recordar que no mês passado, Dell foi detido em Harare por elementos das forças especiais do exército de Mugabe, num dos jardins botânicos próximo da sua residência.
(redacção/Misanet/Pana)
VERTICAL - 09.11.2005