A antiga glória do futebol português Eusébio anunciou hoje o seu "total apoio" à candidatura de Moçambique à organização do Campeonato Africano das Nações de 2010 (CAN), num encontro mantido com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza.
O ex-futebolista do Benfica e da selecção portuguesa, que se encontra de vista ao país, comprometeu-se perante Armando Guebuza a "estar ao lado de Moçambique" na angariação de apoios para que o seu a sua terra natal consiga a organização da prova.
O governo moçambicano apresentou em Outubro à Confederação Africana de Futebol (CAF), a candidatura à organização do CAN, que prevê a construção de três estádios nas cidades de Maputo (Sul), Chimoio (Centro) e Nampula (Norte), em resposta a exigência daquele órgão.
A CAF, que gere o futebol africano, exige como um dos principais requisitos para o acolhimento do principal torneio africano de futebol a construção de dois estádios com capacidade para 20 e 40 mil espectadores e centros de estágio para as selecções.
O executivo moçambicano considera que a realização do CAN no país poderá aumentar o turismo em Moçambique, actividade que deverá ser incrementada com a realização posteriormente do Campeonato Mundial de Futebol 2010, na vizinha África do Sul.
Eusébio da Silva Ferreira, nascido em Moçambique, integra uma delegação do Benfica, liderada pelo presidente do clube das "águias", Luís Filipe Vieira, que se deslocou ao país para participar nas festividades do 50º aniversário do clube moçambicano Costa do Sol, ex- Benfica de Lourenço Marques.
Na terça-feira, o presidente do Benfica assinou um acordo de parceria com a direcção do Costa do Sol, visando apoiar as escolas de formação deste clube, que têm mais títulos conquistados no futebol moçambicano.
No âmbito do mesmo acordo, as escolas de formação de futebol do Costa do Sol passarão a ostentar o nome do maior futebolista do clube das "águias", Eusébio, já apontado como patrono da equipa moçambicana.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 16.12.2005