Grupo B - Eto’o fez ‘hat-trick’ na vitória sobre Angola (3-1)
Os Camarões venceram ontem Angola, por 3-1, no jogo de estreia do Grupo B do CAN’2006. Os ‘palancas negras’ ainda recuperaram de uma situação de desvantagem, mas o inevitável Eto’o, autor de um ‘hat-trick’, arrumou os angolanos.
Destaque para o sportinguista Douala, que juntou a uma boa exibição uma assistência primorosa para o segundo de Eto’o. Do lado dos ‘palancas negras’, o benfiquista Pedro Mantorras começou o encontro no banco e entrou na segunda parte, desperdiçando ensejo para fazer o 2-2 aos 66 minutos.
Os camaroneses começaram na máxima força e, após uma primeira ameaça de Douala, Eto’o converteu de forma exemplar um livre directo para o 1-0 (20’). Onze minutos depois, Angola chegou à igualdade, através de um penálti convertido por Flávio, a castigar falta sobre Akwá. No entanto, ainda antes do intervalo, Eto’o voltou a fazer das suas e deu o melhor seguimento a um cruzamento exemplar de Douala, fazendo o 2-1 de cabeça (39’).
Na 2.ª parte, Angola nunca mostrou ser capaz de contrariar o maior domínio dos camaroneses e acabou mesmo por ver o avançado do ‘Barça’ voltar a fazer o gosto ao pé. Eto’o recebeu a bola na entrada da área e desferiu um remate de primeira, deixando o guarda-redes João Ricardo pregado ao solo. Na próxima jornada do Grupo B (25/01), Angola joga com o Congo e os Camarões defrontam o Togo.
FICHA DE JOGO
Local: Estádio Militar, no Cairo
Árbitro: Mohamed Guezzaz (Marrocos)
CAMARÕES: Hamidou, Atouba, Rigobert Song, Kalla, Geremi, Daniel Kome (Olembe 84’), Jean Makoun, Alioum Saidou, Pierre Webo (Pierre Boya 75’), Samuel Eto’o (Achille Emana 89’), Douala. Treinador: Artur Jorge
ANGOLA: Joao Ricardo, Jamba, Jacinto, António Lebo-Lebo, Marco Abreu (Luís Delgado 72’), Andre, Edson (Zé Kalanga 65’), Figueiredo, Mendonça, Akwa, Flavio (Mantorras 60’). Treinador: Oliveira Gonçalves
Marcador: 1-0, Eto’o (20’); 1-1, Flávio (31’, g.p.); 2-1, Eto’o (39’); 3-1, Eto’o (77’)
Acção Disciplinar: Amarelos: Hamidou (30’), (61’), Edson (55’), Webo (61’) e Jacinto (61’).
SAI NA FRENTE... O BARÇA
O confronto entre o camaronês Samuel Eto’o e Didier Drogba (Costa do Marfim) pelo título de jogador mais destacado do CAN começou ontem, com o avançado do Barcelona a ganhar vantagem. O dianteiro do Chelsea também foi decisivo na vitória dos marfinenses, ao apontar, de penálti, o golo da vitória sobre Marrocos, mas nada que se compare à impressionante exibição de Eto’o.
O avançado que o Real Madrid em tempos decidiu dispensar e que o Barcelona resgatou de pronto, começou a Taça de África de forma fulgurante, apontando os três golos da sua equipa frente a Angola. E diga-se que este despique entre Eto’o e Drogba no CAN serve de antecâmara a um outro embate que aí vem, quando Barcelona e Chelsea se defrontarem nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Para já, sai na frente o ‘Barça’.Tiago Silva/B.E - CORREIO DA MANHÃ - 22.01.2006.