Na mesma ocasião: Reunião Extraordinária da CPPLP
O 1º Festival Internacional de Publicidade de Maputo vai ter lugar entre os dias 28 e 31 de Maio de 2006, promovido pela AMEP – Associação Moçambicana de Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas.
«O nosso objectivo é transformar dentro de alguns ano a cidade de Maputo como a capital da publicidade da África Austral» - disse uma fonte da AMEP, que assinalou a importância da realização deste evento. Os promotores têm estado em contacto com o Secretariado Executivo da SADC, em Gaborone.
Por essa ocasião, vai realizar-se, também em Maputo, uma Reunião Extraordinária da CPPLP – Confederação de Publicidade dos Países de Língua Portuguesa, decidida durante uma audioconferência entre os representantes das associações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
Na mesma ocasião, a AMEP pretende promover dois dias de palestras sobre o papel da Comunicação no desenvolvimento das sociedades, estando já garantida a intervenção de publicitários de vários países não só da nossa região, como de outros pontos do mundo.
O festival internacional está aberto a todas as agências e produtores de Publicidade dos países membros da SADC – Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e à Ilha Reunião. Os estudantes dos países em referência podem também participar no concurso.
O Presidente do 1º Festival Internacional de Publicidade de Maputo é o décano moçambicano António Alves da Fonseca, sendo a respectiva Comissão de Honra constituída por José de Bragança, Marta Represas, Humberto Tercitano, Maria Fernanda e Manuel Cossa.
O Conselho Executivo do Festival é dirigido por Mário Ferro, actual presidente da Direcção da AMEP, e dele fazem parte o vice-presidente Francisco Clemente, Simão Tales, Kadir Issá, Leandro Estrela, Gabriela Mesa, Raquel Andrade e Kátia de Sousa.
Vão estar em competição as disciplinas de televisão, cinema, rádio, imprensa, cartazes, out-door e internet. As inscrições mediante pagamento de uma taxa vão estar abertas durante todo o mês de Abril próximo.
Os concorrentes podem apresentar peças publicitárias individuais, assim como campanhas por meio, constituídas por três peças, e campanhas integradas, formadas por três a nove peças.
Vão ser atribuídos os prémios Concha de Ouro, Concha de Prata e Concha de Bronze por categorias a concurso, assim como Grandes Prémios por cada meio.
Um júri internacional vai analisar e classificar as peças a concurso. Este júri vai ser presidido pelo publicitário brasileiro Stalimir Vieira, que esteve em Novembro do ano passado em Maputo no quadro da Gala AMEP 2005, proferindo duas palestras.
Para integrar o júri internacional foram convidados Johanna McDowell (RSA); Vasco Rocha (Moçambique); Ben Kapesi (Tanzania); Tiago Fonseca (Moçambique); Luis Vieira (Reunião); Miguel Rego (Moçambique); João Cardoso (Moçambique); Eunice Muptosa (Zimbabwe); Glen Lomas (RSA); Gerry Human (RSA).
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CPPLP
Em Maio próximo, vão estar reunidos em Maputo os representantes da AAPM – Associação Angola de Publicidade e Meios, da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, da MARKA – Associação Caboverdiana de Publicidade, da AMEP – Associação Moçambicana de Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas e da APAP – Associação Portuguesa de Agências de Publicidade.
Trata-se de uma Reunião Extraordinária da CPPLP – Confederação de Publicidade dos Países de Língua Portuguesa, durante a qual vão ser discutidas e aprovadas várias acções a realizar-se até finais do corrente ano, nomeadamente a agenda da sessão da Assembleia Geral, a ter lugar em Setembro próximo em Lisboa, capital portuguesa.
Outro assunto em discussão vai ser o protocolo de cooperação a assinar entre a CPPLP e o Instituto Camões, de Portugal, o qual vai incluir questões de formação técnico-profissional e a utilização das infra-estruturas daquela instituição nos mais diversos países que constituem a Confederação de Publicidade.
A Reunião Extraordinária vai debruçar-se ainda sobre a apresentação do Prémio CPPLP de Publicidade Social em Língua Portuguesa, com a aprovação do respectivo troféu.
Maputo, 13 de Fevereiro de 2006
AMEP – Associação Moçambicana de Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas