(Chimoio) Os membros da Assembleia Municipal de Chimoio(AMCH), reunidos na sua décima sessão ordinária, solicitaram a redução do salário do Presidente da edilidade, Alberto Manuel Sarande, por alegadamente estar a auferir um salário gordo e fora do estabelecido pela Lei para o nível desta autarquia que ostenta a categoria C1.
De acordo com dados em poder do “vt”, no lugar de receber os treze milhões de Meticais estabelecidos por Lei, Manuel Sarande auferia acima de trinta milhões de Meticais, violando desta maneira o estabelecido na legislação.
Como consequência desta violação, conforme apurámos, na autarquia regista-se um défice na ordem dos 400.000.000 Mt (quatrocentos milhões de Meticais), usados para o aumento do salário do Presidente do Conselho Municipal de Chimoio.
Não obstante, como saída, o edil Sarande manifestou o interesse em transferir os seus subsídios da AMCH para o salário mensal, o que igualmente não foi aceite pelos autarcas.
Eduardo Leite, porta-voz da bancada parlamentar da Renamo-União Eleitoral (RUE) considerou a sessão “como histórica”, regozijando-se pelo facto de finalmente, os autarcas terem chegado a um consenso quanto à situação salarial do edil que estava a criar prejuízos aos do município.
Esta reunião é a continuação da 10ª sessão iniciada em Dezembro último, tendo o ponto referente ao salário do edil sofrido adiamento, pois os autarcas precisavam de tempo para uma avaliação minuciosa da questão.
A questão do salário do edil constitui o ponto dominante das discussões dos autarcas de Chimoio, que para além da apreciação do documento do Plano e Orçamento para o presente ano, tiveram que esperar mais de uma hora, porque o documento não se encontrava disponível.
Entretanto, Albino Saíl, Presidente da Assembleia Municipal de Chimoio, chamou à consciência aos colegas, sobre as responsabilidades que carregam nas costas, como forma de evitar a ocorrência de erros que tornarão deselegante a postura da autarquia que conta já com sete anos de experiência.
(Luís Fernandes) – VERTICAL – 10.02.2006