Moçambique e Brasil vão desenvolver a acção conjunta "Estamos Juntos" contra o HIV/SIDA e outras Doenças de Transmissão Sexual (DTS), nas escolas dos dois países, anunciaram responsáveis brasileiros pelo projecto.
A formação de agentes integrados no projecto arranca no dia 25 na capital moçambicana, Maputo, de acordo com informações avançadas pelo Programa Nacional de DTS e SIDA do Brasil.
O programa está orçado em cerca de 166 mil euros e será desenvolvido até ao próximo ano na prevenção do HIV/SIDA, que em Moçambique afecta 16 por cento dos seus 19 milhões de habitantes, bem como de outras doenças sexualmente transmissíveis.
O HIV/SIDA é uma das causas da escassez de docentes em Moçambique e o Governo prevê a morte pela doença de 10 mil professores, até 2010.
A aplicação do "Estamos Juntos" será orientada pela Universidade de Brasília e pelo Ministério da Educação e Cultura de Moçambique e no termo do projecto deverá ser publicado um livro, onde serão contadas as experiências de prevenção do HIV/SIDA adquiridas com a iniciativa.
A aplicação da campanha "Estamos Juntos" poderá servir de base para a introdução de um curso de especialização internacional em prevenção do HIV/SIDA e DTS, segundo os responsáveis.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 15.02.2006