O Fundo do Koweit e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Africano (BADEA) manifestaram-se disponíveis a financiar a construção de instalações de raíz para o funcionamento dos institutos superiores politécnicos de Gaza e Tete, respectivamente.
Presentemente, segundo Rafael Massinga, presidente da Comissão Instaladora do Instituto Superior Politécnico de Gaza, decorre o processo de preparação para o início das aulas, uma vez concluída a fase de selecção dos sessenta candidatos aprovados entre os cerca de 180 que prestaram provas de admissão para aquela instituição.
De acorco com a fonte, o arranque das aulas está agora dependente da conclusão das obras de reabilitação em curso num dos blocos da Escola Agrária do Chókwé, onde o instituto vai operar até que se conclua a obra de raíz projectada para a região de Lionde, igualmente no distrito de Chókwè.
`Foi-nos prometido que as obras seriam concluídas até finais de Fevereiro, razão por que acreditamos que as aulas vão começar no início de Março. Agora, os estudantes estão envolvidos no processo de matrícula, ao mesmo tempo que estamos á espera de receber o mobiliário e outro material necessário para o arranque da leccionação´, disse Massinga, acrescentando que o seu instituto já dispõe do número mínimo de docentes para arrancar com as aulas.
Sobre o financiamento da construção de novas instalações para o instituto, a fonte disse que uma missão do Fundo do Koweit esteve recentemente no Chókwé tendo feito uma avaliação positiva do projecto, razão por que reina uma expectativa em torno da consumação do projecto nos moldes em que foi concedido.
Movimento idêntico está em curso ao nível do Instituto Superior Politécnico de Tete, cujo presidente da Comissão Instaladora, Bernardo Ben, disse haver garantia do BADEA para o financiamento da construção de um edifício de raíz para o funcionamento da instituição.
Refira-se que um terceiro instituto superior politécnico deverá igualmente entrar em funcionamento este ano na província de Manica, ao abrigo da disposição que norteou a abertura das suas congéneres de Gaza e Tete.
NOTÍCIAS - 16.02.2006