Horas depois de ter publicado os «cartoons» de Maomé
O jornal moçambicano «Savana» pediu desculpa à comunidade muçulmana por ter reproduzido na edição de hoje as polémicas caricaturas do profeta Maomé, mas o director do semanário sublinhou ter sido «forçado» a tomar esta decisão.
Entre os manifestantes destacavam-se o deputado Kalid Sidat, da Renamo-União Eleitoral, na oposição, e o empresário Nazir Lunat, um dos homens mais fortes da comunidade muçulmana em Maputo.
Nas negociações, testemunhadas por jornalistas, Kok Nam reiterou que o jornal «Savana» «não teve intenção de ofender a comunidade muçulmana».
Durante as três horas do protesto, crentes islâmicos provocaram distúrbios nas instalações do jornal, partindo vidros e vasos no pátio do semanário.No entanto, Kok Nam assegurou aos líderes muçulmanos que o jornal vai explicar, na próxima edição, as razões que levaram à publicação de oito das 12 caricaturas, que provocaram toda a polémica e violência em diversas partes do mundo.
EXPRESSO AFRICA - 17.02.2006