Programa de Comparação Internacional
O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), João Dias Loureiro, disse hoje ao ZAMBEZE Online que Moçambique regista um desenvolvimento abaixo da média.
Loureiro falava à margem de um encontro sobre o Programa de Comparação Internacional (PCI), que decorre de 20 a 24 do corrente mês de Fevereiro, na capital moçambicana, Maputo.
Neste encontro participam especialistas do sector económico provenientes do Zimbabwe, Namíbia, Tanzânia, Malawi, Ilhas Maurícias, Botswana, Angola, República da África do Sul e da Zâmbia.
O presidente do INE disse que o Programa de Comparação Internacional visa possibilitar a existência de instrumentos que permitam proceder comparações em termos de poder de compra entre diferentes Países.
“ O PCI é a maior e mais complexa iniciativa estatística do mundo, tendo sido estabelecida para produzir níveis de preços e estimativas da paridade do poder de compra, com o objectivo de facilitar a comparação dos agregados macro-económicos e níveis do preço do Produto Interno Bruto (PIB) e seus componentes, no âmbito das Paridades do Poder de Compra (PPC), entre os países participantes”, frisou João Dias Loureiro.
Deste modo, Moçambique junta-se a um total de 51 países de África, desde há uns meses, nesta gigantesca operação de recolha de preços cobrindo todos produtos quanto possível, integrados na lista comum de bens e serviços determinantes ao nível regional, no quadro do Programa de comparação Internacional.
Edson Muianga - ZAMBEZE - 20.02.2006