Banco Mundial
Moçambique está entre os 50 países com pior ambiente para negóciose a abertura de uma empresa no país leva 116 dias, segundo uma pesquisa do Banco Mundial hoje divulgada em Maputo.
O estudo, apresentado num seminário promovido pelo Banco Mundial para a discussão do ambiente de negócios em Moçambique, indica que os investidores têm de seguir 14 procedimentos separados para iniciar a sua actividade em Moçambique e esperar 116 dias pelo licenciamento.
«Moçambique não está numa boa situação em relação à preferência dos investidores, mas a África Subsaariana no seu conjunto não está bem cotada», sublinhou Rita Ramalho, funcionária do Banco Mundial em Maputo, ao apresentar o relatório.
O Banco Mundial salienta que os empresários que pretendem investir em Moçambique são forçados a lidar com uma alta corrupção, excesso de burocracia e dificuldades de acesso ao crédito.
«O difícil ambiente para fazer negócios em Moçambique é mais penoso para as pequenas e médias empresas», enfatizou Rita Ramalho, apontando também a rigidez da norma laboral moçambicana como outra das razões que frustram a vontade de fazer negócios em Moçambique.
Ramalho afirmou que da complicada teia burocrática que caracteriza o ambiente de negócios em Moçambique só conseguem desembaraçar-se os investidores com influências na administração pública.
EXPRESSO AFRICA - 21.02.2006