— Defende Sérgio Vieira, director do GPZ
Por Francisco Carmona
O director geral do Gabinete do Plano e Desenvolvimento do Vale do Zambeze, Sérgio Vieira, considera que a construção da barragem de Mpanda Ncua é a prioridade número um, após a reversão efectiva da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) de Portugal para Moçambique.
“É preciso compreender que toda energia da Central Sul já está praticamente comprometida com a África do Sul, Zimbabwe e uma parte mínima com o Malawi e nós temos necessidade de energia em Moçambique”, frisou.
É que as autoridades portuguesas defendem primeiro a construção da Central Norte, por custar metade do orçamento da construção de Mpanda Ncua, 70 quilómetros a jusante de Cahora Bassa.
Todavia, certos sectores do Governo moçambicano e analistas estão mais interessados na construção de uma nova barragem, em Mpanda Ncua, dado as necessidades energéticas da África Austral, incluindo Moçambique, nos próximos anos.
Numa entrevista em exclusivo ao semanário SAVANA, o antigo ministro de Segurança nos sucessivos Governos de Samora Machel abordou as potencialidades do Vale do Zambeze, falou da entrada do investimento estrangeiro no projecto e criticou a fraca presença de instituições bancárias na área da sua jurisdição para a captação de poupanças.
Leia aqui: