A construção da Barragem de Mphanda Nkuwa proposta para o baixo Zambeze entre a cidade de Tete e a já existente de Cahora Bassa, poderá trazer impactos ambientais negativos caso medidas de precaução não sejam tomadas antes da sua edificação.
O alerta sobre os impactos ambientais negativos das grandes barragens nas áreas em relação às quais existe o risco da ocorrência de terramotos foi lançada ontem, em Maputo, pela Associação Justiça Ambiental, uma organização não-governamental por ocasião do Dia Internacional de Acção pelos Rios.
Dado o potencial hidroeléctrico de Moçambique tem vindo a crescer o interesse na construção de mais barragens em alguns dos grandes rios do país, sendo o projecto que tem despertado mais interesse por parte do Governo o de Mphanda Nkuwa. No entanto, a associação aasinala que, recentemente, tem aumentado a preocupação com os impactos ambientais e segurança de barragens tão grandes.
As grandes barragens podem falhar ou por queda do muro por erros de construção, ou danos causados por tremores de terra e ainda ou devido á elevada subida do nível das águas causadas pelas cheias. A propósito, a associação considera que o tremor de terra de 23 de Fevereiro último veio trazer preocupações acerca da integridade estrutural de barragens existentes, tais como a de Cahora Bassa e Kariba e também para as especificações de construção de novos projectos como Mphanda Nkuwa.
`O fracasso de qualquer uma destas barragens seria desastroso para as populações que vivem ao longo do rio, e também para os escossistemas que dependem do rio ao longo das suas encostas´, adverte a Associação Justiça Ambiental, que assinala que as cidades que seriam imediatamente afectadas por uma cheia induzida pela barragem seriam as de Tete e Quelimane e as de Marromeu e Mutarara, para além de um grande número de agricultores que dependem daquele curso de água para as suas culturas e pesca.
Devido á dificuldade em estimar o terramoto máximo credível e o facto de tantas pessoas serem postas em risco se a barragem falhar, a associação considera imperativo que os desenhadores deste tipo de empreendimentos sejam prudentes e menos optimistas.
NOTÍCIAS - 15.03.2006
Sobre Mphanda Nkuwa veja:
http://www.irn.org/programs/mphanda/index.php?id=MphandaNkuwaBrochure_po.html
http://www.quercusambiente.org/pages/defaultArticleViewOne.asp?storyID=959
NOTA:
Na imagem a futura barragem