O tempo de entrega do Bilhete de Identidade (BI) aos seus titulares vai diminuir dos actuais 90 dias para 60 ou 45 dias no presente ano, numa medida do MINT com vista a tornar o processo mais útil aos cidadãos.
Neste momento, um pedido normal de emissão do BI chega a demorar seis meses, uma situação que tem sido criticada pelos cidadãos que não vêem motivos para tal morosidade.
Além de reduzir o tempo de emissão e entrega, segundo dados do Ministério do Interior (MINT), a Direcção de Identificação Civil (DIC) vai aumentar o número de resposta de pedidos daquele documento cívico aos cidadãos.
Com efeito, serão emitidos 576 000 Bilhetes de Identidade, uma actividade que vai proporcionar uma receita bruta de 14400 milhões de meticais dos quais o tesouro lhe consigna 60 por cento, ou seja, 8640 milhões de meticais.
Em consequência de melhoramentos nos sistemas organizativos dos serviços e de controlo dos processos de emissão, capacitação e desenvolvimento tecnológico, a fabricação de BI´s planificada para 2006 supera em 80 por cento a produção estimada para o ano passado e em 63 por cento a produção real alcançada no ano anterior.
Sobre a demora de entrega do BI, Hélder Miguel dos Santos, director da DIC justificou recentemente que tal situação resulta de dificuldades de comunicação entre os postos de emissão e os distritos. Ademais, apenas duas máquinas existem no país para a emissão de BI´s dos cidadãos dos 128 distritos.
NOTÍCIAS - 27.03.2006