Oferecidas pela Embaixada Americana
Das 50 bicicletas que a Embaixada Americana doou ao Ministério do Interior, 50 no total, com o intuito de virem a ser distribuídas pelos agentes da Polícia a fim de serem usadas em missões de patrulhamento e outras operações nas zonas suburbanas da cidade de Maputo, só 25 foram afectadas e até já se viu pela cidade capital um cortejo de uma brigada policial a usar esses velocipedes. Mas há sururu na PRM por causa das restantes. À boca cheia falava em desvios e afectações a oficiais para serem usadas pelos seus filhos e quiçá por eles mesmos em passeatas desportivas.
Desde sábado que o «Canal de Moçambique» tem estado a receber informações de fontes do MINT dando conta de um alegado desvio de parte desses velocípedes para o benefício de fins particulares das chefias.
Ontem o «Canal» falou com o porta-voz do MINT, Elídio Miguel, sobre o assunto. Ele afirmou que o que acontece é que foram distribuídas apenas 25 bicicletas pelos agentes e que as restantes 25 que sobraram ainda estão depositadas naquele ministério. De acordo com aquele porta-voz, os agentes que receberam as bicicletas fazem parte do grupo que participou num curso de capacitação para o patrulhamento nos bairros, financiado pela Embaixada americana, no âmbito dum acordo de cooperação com o MINT.
O destino a ser dado às bicicletas que sobraram no processo de distribuição pelos agentes da PRM ainda não está claramente definido, no entanto, Miguel negou que houvesse planos para o seu desvio.
“Recebemos 50 bicicletas da embaixada americana. Metade já foi distribuída e não há intenções de desvio de bicicletas que sobraram, como se diz”, afirmou.
E, qual o destino a ser dado às restantes bicicletas em poder do MINT, questionou o «Canal»? O porta-voz do MINT laconicamente disse que “não há ainda plano concreto”.
“Ainda não está definido o destino a ser dado às bicicletas que sobraram da distribuição, mas vamos anunciar logo que tudo estiver definido”, disse a concluir o porta-voz do MINT. (S. Macanza)
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 21.03.2006