PRÉMIO JOSÉ CRAVEIRINHA DE LITERATURA
O escritor João Paulo Borges Coelho foi proclamado o vencedor do Prémio Nacional José Craveirinha de Literatura 2005, com a sua obra «As visitas do Dr. Valdez», segundo uma decisão do júri presidido pelo Professor Doutor Loureço do Rosário.
O Prémio Nacional José Craveirinha de Literatura 2005 vai ser entregue amanhã, terça-feira, dia 28 de Março de 2006, pelas 16:00 horas, numa cerimónia a realizar-se na sede da AEMO, sita no cruzamento das avendas 24 de Julho e Amilcar Cabral, em Maputo.
O concurso é promovido anualmente pela AEMO – Associação de Escritores Moçambicanos, com o patrocínio da HCB – Hidroeléctrica de Cahora-Bassa, SARL. Borges Coelho vai receber por este galardão o equivalente a cinco mil dólares norte-americanos.
O júri foi constituído pelo Professor Doutor Lourenço do Rosário, na qualidade de presidente, e pela Dra. Julieta Langa, pelo Dr. Artur Bernardo Minzo, pela Dra. Olga Pires e pelo Dr. Manuel Tomé, este último em representação do Conselho de Administração da HCB.
A atribuição do prémio ao trabalho de Borges Coelho baseou-se na inovação literária, no classicismo literário, no equilíbrio e harmonia narrativa, no domínio da língua e da escrita literária, na riqueza do conteúdo e representação de vários saberes, nomeadamente históricos, políticos, antropológicos e culturais.
Maputo, 27 de Março de 2006